Ludoteca


  • Ludoteca Fundação Marquês de Pombal
  • Ludoteca Fundação Marquês de Pombal
A Ludoteca Fundação Marquês de Pombal abriu no dia 1 de Agosto de 1996, como espaço lúdico pedagógico, para crianças entre os 4 e os 13 anos.

Esta valência social desenvolvida pela Fundação assegura a abertura diária e permanente da Ludoteca entre as 10 e as 19 horas de segunda a sexta-feira (período escolar) e entre as 9 e as 18horas (período de férias escolares). Acolhe cerca de 50 crianças em diversos regimes de frequência e garante o acompanhamento no regresso da escola, na realização das atividades escolares e lanche. Visa proporcionar às crianças da comunidade o acesso gratuito a jogos, brinquedos e livros e a um conjunto de atividades e de aprendizagens informais de expressão plástica, artística e socio afetiva, assim como a aquisição de competências sociais, facilitando o acompanhamento e a integração social e o bem-estar das crianças e das famílias.

Para tal, desenvolve diversas atividades temáticas, tais como concursos, visitas, passeios e colonias de férias no espaço da Ludoteca e no exterior, em parceria com o município de Oeiras e com outras entidades.

O envolvimento e o desenvolvimento da autoestima e da confiança, através da responsabilização pela realização das tarefas; o trabalho constante no lidar com as emoções; a capacitação para a boa resolução dos conflitos e para o respeito pelos outros e pelos espaços e equipamentos; a promoção de competências nas áreas das tecnologias e o apoio às famílias na gestão da vida quotidiana e nas relações afetivas com as suas crianças são as diretrizes do trabalho diário da Ludoteca que procura a colaboração dos pais, das Instituições e da comunidade como condição de sustentabilidade e de qualidade dos projetos e das atividades que realiza.