Exposição de Tapeçaria Contemporânea, de Fernanda Matos | 4 FEV |5 MAR

  • 201701261305x7162.jpg
  • Fernanda Matos inaugura, no próximo dia 4 de fevereiro pelas 18h00, no Palácio dos Aciprestes a Exposição " TAPEÇARIA CONTEMPORANÊA", que poderá ser visitada até 5 de Março.

    Fernanda Matos, nascida no Monte Estoril em Outubro de 1955 é licenciada em História

    Iniciou-se na tecelagem em 1982, pesquisando as técnicas de tecelagem tradicional no Alentejo e no Algarve e, partindo dessas técnicas, criou tecidos para a Loja Branca e a Loja do Museu do Traje, em Lisboa.

    A busca do poder criativo do têxtil levou-a ao atelier de tapeçaria de Gisellla Santi e em 1994 associou-se ao Grupo 3.4.5 – Associação de Tapeçaria Contemporânea, participando em exposições coletivas do Grupo.

    Como síntese do têxtil tradicional e contemporâneo, desenvolveu o projecto Fios da Memória – uma recriação de peças de vestuário tradicional em técnicas mistas têxteis – que expôs no Museu do Traje e no Museu Etnográfico de Serpa.

    Interessada na ligação entre pintura e tapeçaria e na bi-dimensão, criou têxteis onde a preocupação formal se alia à plasticidade das fibras têxteis – linho, lã, seda, algodão, sisal, nylon, plástico, papel – e à reinvenção de técnicas de tecelagem, tricot, crochet, bordado.

    Nos trabalhos recentes explorou a colagem têxtil na série 7 lugares imaginados, que expôs no Atelier Galeria Margarida de Araújo, em Serpa e na Galeria Quinta dos Caniços, em Tires.

    Em 2016 participou na exposição coletiva Mitos e Rituais da Tapeçaria Contemporânea organizada pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

    A partir desta exposição, serão dinamizadas oficinas para famílias dedicadas à criação de uma pequena tapeçaria. Usando fibras naturais vão ser construídas formas geométricas, efeitos de cor, aberturas e uniões da trama.

    Informações
    Inauguração da Exposição: 4 de Fevereiro | 18h00
    Workshop de Tapeçaria Contemporânea |19 FEV | 4 MAR / 10h30 - 12h30
    Galeria de Arte do Palácio dos Aciprestes