31 de setembro | Dia Europeu das Fundações e Dadores

  • 201709011020x509C.png
  • No dia 31 de setembro, assinala-se o Dia Europeu das Fundações e Doadores, data institucionalizada pelo DAFNE (Donors and Foundations Network in Europe) – à qual pertence o Centro Português de Fundações – com o intuito de dar a conhecer ao público o impacto social das fundações.

    A Fundação Marquês de Pombal é uma instituição de direito privado e de utilidade pública sem fins lucrativos, sediada no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras. Foi criada por “Deliberações Municipais” e instituída por escritura pública a 23 de março de 1992.

    De acordo com os fins que lhe são atribuídos pelos Estatutos, a Fundação visa promover e dinamizar um conjunto integrado de iniciativas e programas próprios (em exclusivo e/ou parceria) e apoiar projetos de outras entidades públicas e privadas, abrangendo um largo espectro de atividades nos diferentes domínios do seu campo de atuação.

    De entre as diversas valências na área cultural e de empreendedorismo, destaca-se a vertente social, com a gestão da Ludoteca Fundação Marquês de Pombal, que acolhe diariamente crianças e desenvolve atividades lúdicas e criativas. A Ludoteca tem um papel fundamental de ajuda na organização da vida familiar das famílias de Outurela Portela e sinaliza situações de vulnerabilidade, promovendo a sua integração social através do desenvolvimento de competências sociais.