Vicente Magalhães Jazz Trio

  • 201903291808x0263.jpg

  • 17 de abril | 21h00 | Salão Nobre Luís Vieira-Baptista

    Vicente Magalhães é um pianista, saxofonista e compositor nascido em Lisboa em 1995 e atualmente a viver em Leeds, United Kingdom. Como intérprete gosta de explorar vários estilos, do jazz tradicional ao jazz de fusão, do rock ao funk. Como compositor dá atenção à história da música tradicional portuguesa e combina-a com a sua forma de interpretar o jazz, escrevendo peças que são um tributo e uma celebração da sonoridade da música da sua terra natal. Vicente começou a estudar piano com sete anos e imediatamente decidiu que queria ser músico.

    A partir do momento em que descobriu o jazz, familiarizou-se com os grandes nomes desse género musical, ouviu-os um a um, e começou a improvisar no piano. Com 18 anos Vicente foi estudar para a University of York e nessa altura tomou a decisão arriscada de passar menos tempo a tocar música clássica e escolheu fazer a sua licenciatura como pianista de jazz. Em York teve aulas com alguns dos grandes músicos de jazz da cena musical inglesa, incluindo Dan Whieldon, Julian Argüelles, Steve Watts and Nikki Iles.

    Depois de terminar a licenciatura, fez uma pós-graduação, também na University of York, sob orientação de Jonathan Eato, que finalizou com Distinção. Alguns dos momentos de que Vicente se orgulha como músico incluem a direção da University of York Big Band, compor, fazer arranjos e tocar para a UoY Jazz Orchestra, dirigida na altura pelo grande John Warren, gravar alguma da sua música nos Abbey Road Studios e ser um dos primeiros músicos selecionados para o programa de desenvolvimento de talentos do Manchester Jazz Festival. Atualmente Vicente trabalha com o seu trio, tocando os seus originais e arranjos.


    Informações:
    Entrada com donativo sujeito à lotação da sala
    Piano: Vicente Magalhães
    Contrabaixo: Manuel Brito
    Bateria: Thomas de Visser
    Promotor: Notas, Pontos e Letras