Recital de Homenagem a Florbela Espanca

  • 201711302013xF3D5.png
  • 9 de dezembro| 16h00 | Salão Nobre Luís Vieira-Baptista

    É em 2010 que, por ocasião do 80° aniversário da morte de Florbela Espanca, é formado o Grupo de Poesia Florbela Espanca da Nova Acrópole de Lisboa.
    Constituído inteiramente por voluntários da associação, verdadeiros amadores na arte da poesia (amadores porque não são profissionais, mas sobretudo porque amam aquilo que fazem), tem vindo a realizar todos os anos desde então recitais de homenagem àquela que, para alguns, é a maior poetisa da Língua Portuguesa.

    No ano de fundação juntam-se os integrantes ao Grupo de Teatro da Nova Acrópole de Lisboa, para dar voz e alma à peça “Florbela Espanca – Lírio branco e Musa de Portugal”, da autoria de José Carlos Fernández, Diretor Nacional da Nova Acrópole. Em 2011, o autor lança uma biografia da poetisa, altamente documentada, intitulada “Florbela Espanca – a Vida e a Alma de uma Poetisa” (Ed. Nova Acrópole), de cuja publicação decorrem vários eventos nos quais participam recitadores do Grupo. O escritor protagoniza também a primeira tradução para Língua Espanhola de toda a poesia de Florbela, cujo lançamento conta também com a presença do Grupo.
    Em 2013 vêm a público seis poemas inéditos de Florbela Espanca, guardados durante mais de 80 anos pela sua discípula Aurélia Borges, e entregues pela própria a Severina Gonçalves, investigadora da vida da poetisa e, então, membro do Grupo de Poesia. São ambos os autores, José Carlos Fernández e Severina Gonçalves, quem escreve e publica o livro “Poemas Inéditos de Florbela Espanca”, cujo lançamento é, mais uma vez, complementado com a participação dos recitadores do Grupo.

    Sete anos depois da primeira aparição pública, o Grupo irá homenagear uma vez mais Florbela Espanca, a 9 de dezembro no Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha. O evento contará ainda com a participação do escritor José Carlos Fernández, do pianista Jorge Fontes e do grupo coral Stravaganzza.

    Programa:
    Bach – Sarabande da 6a Partita
    Beethoven – Sonata para Piano n°8, 2°Andamento: Adagio Cantabile
    Brahms – Capriccio opus 116 n°3
    Grupo coral Stravaganzza
    Grupo de Poesia “Florbela Espanca” da Nova Acrópole Lisboa
    Informações e inscrições:

    Email: lisboa@nova-acropole.pt
    Entrada livre mediante inscrição até o dia 6/12.