Apresentação do livro: Los criptojudíos de La Raya

  • 201811201438x08F1.jpg
  • 28 de novembro | 18h30 | Salão Nobre Luís Vieira-Baptista

    A sessão de apresentação do livro " Los criptojudíos de La Raya”, vai realizar-se no dia 28 de novembro às 18h30, no Salão Nobre do Palácio dos Aciprestes. Será apresentado pelo Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e da Fundação Marquês de Pombal.

    Este livro reúne diversos aspetos sobre a existência de uma cultura singular que se desenvolve na fronteira entre Espanha e Portugal, conhecida como ”La Raya”. É nesta zona que se vão fixar grande parte dos judeus castelhanos que fugiram de Espanha após o Decreto de Expulsão dos Reis Católicos, em março de 1492. A obra remete para uma pesquisa realizada na cidade de Bragança sobre um “Livro de Rezas”, datado de 1925, que reúne um conjunto de orações e ritos praticados pelas populações criptojudaicas e novos cristãos que foram passando de geração em geração, durante mais de quinhentos anos. O mais surpreendente, é que estas Rezas se preservaram até aos dias de hoje, sendo um claro exemplo de uma Cultura de Resistência que nunca consentiu ser assimilada pela cultura cristã dominante.

    Anun Barriuso, é professora do Ensino Básico, investigadora e historiadora do legado judeu em Seafarad. Os seus trabalhos de investigação e recolha de dados centram-se no norte de Espanha e em La Raya, entre Espanha e Portugal. Foi organizadora de diversos simpósios e participou como oradora em congressos realizados no Porto, Bragança Chaves e Vimioso (Portugal); Zamora, Madrid, Fermoselle, Reinosa, Tui, Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha); Nova York e São Francisco (Estados Unidos) e; Tel Aviv, Netanya e Ra'anana (Israel). É coautora com José Manuel Laureiro, do livro “O norte de Sefarad”, de vários artigos traduzidos para diferentes idiomas e programas de rádio transmitidos pela Rádio Sefarad. É membro de diversas associações dedicadas ao estudo de judeus na Península Ibérica.

    José Manuel Laureiro é professor do Ensino Básico, com especialização em Geografia e História. Professor e Diretor em várias Escolas Públicas da Comunidade de Madrid e docente convidado nas Universidades Complutense e Autónoma de Madrid. Como historiador, dedicou-se à investigação do legado sefardita na fronteira norte entre Espanha e Portugal. Foi organizador de diversos simpósios e participou como oradora em congressos realizados no Porto, Bragança Chaves e Vimioso (Portugal); Zamora, Madrid, Fermoselle, Reinosa, Tui, Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha); Nova York e São Francisco (Estados Unidos) e; Tel Aviv, Netanya e Ra'anana (Israel). É coautor do livro “O norte de Sefarad”, de diversos artigos traduzidos para diferentes idiomas e de programas de rádio transmitidos pela Rádio Sefarad. É membro de várias organizações que se dedicam ao estudo do judaísmo e em algumas exerce cargos de direção.

    É ainda Mestre Maçon, tendo sido Venerável Mestre, em dois veneralatos consecutivos da Respeitável Loja Simbólica “Fraternidad Universal” nº 5, a Oriente de Madrid.

    Informações:

    Entrada livre sujeita à lotação da sala