Entrevista António Jorge Ribeiro - VI Exposição Coletiva de Artes Plásticas dos Antigos Alunos e Professores da Escola de Artes Decorativas António Arroio

  • 201712061917xB4ED.jpg
  • Dando cumprimento à sua missão, a Galeria do Palácio dos Aciprestes vai receber a partir de 7 de dezembro a VI Exposição Coletiva de Artes Plásticas dos Antigos Alunos e Professores da Escola de Artes Decorativas António Arroio.

    António Jorge Ribeiro, ex aluno da Escola de António Arroio e um dos responsáveis da Comissão Organizadora da VI Exposição de Antigos Alunos e Professores fala-nos um pouco mais desta exposição numa entrevista que pode ler abaixo.

    P: Fale-nos um pouco desta exposição:

    R: esta exposição, a VI, segue na sequência da que foi realizada na Galeria do Castelo de Mértola, onde obteve um número de visitantes muito importante, tanto nacionais como estrangeiros, números fornecidos pelo controlo da edilidade, que realçamos.

    P: Como surge a ideia de juntar trabalhos de antigos alunos e professores da Escola de Artes Decorativas António Arroio, numa exposição?

    R: Dos antigos alunos e professores da Escola António Arroio, existem vários grupos de diversas faixas etárias que com periocidades diversas, se reúnem em reuniões /refeições. Numa dessas reuniões no Natal de 2014, num questionário realizado, entre outras perguntas, foi feita esta:
    - Estarás disposto em participar numa exposição de arte de antigos alunos da António Arroio? A resposta foi positiva e no ano seguinte, foi realizada com a cedência do espaço pela C. M. de Sesimbra a primeira exposição, onde tivemos cerca de quarenta obras expostas. Ao que sabemos iniciativas como esta, foram realizadas duas ao longo do tempo, sem continuidade.

    P: Que tipos de trabalhos os visitantes vão ali poder encontrar?
    R: O visitante nesta exposição vai encontrar para além de diversos tipos de pintura, com materiais diferentes, que vão das tintas até à colagem, artes do fogo com diversas abordagens, cerâmicas e esmaltes sobre cobre, escultura, uma maqueta de um projecto de edifício para a cidade de Lisboa.

     

    P: Existe algum fio condutor temático nesta exposição ou é algo que vai de encontro aos estilos específicos de cada artista?
    R: É dada ao artista liberdade de escolha do seu trabalho, não nos fixando num tema, o que tem incentivado a produção de trabalhos novos, nomeadamente deste ano.
    Temos habitualmente como regra do nosso Regulamento, a não repetição de trabalhos entre as várias exposições, o que incentiva a criação de outros.

    P: Esta é uma exposição que tem vindo a ser realizada em diversos pontos do país. Como tem sido a receptividade em relação a esta mostra nos locais por onde passou?
    R: Procuramos sempre, que uma exposição seja diferente da anterior. Tudo fazemos para que apareçam outros artistas dispostos a exporem connosco, realizando novos convites, pelo que não podemos aferir se num local a aceitação da mostra, foi melhor ou pior que noutro local. Sempre que possível acompanhamos a exposição durante a sua vigência, o que aqui neste lindo Palácio dos Aciprestes, que aproveitamos para agradecer nos terem acolhido também nesta mostra, e também o pretendemos fazer. No Livro de Honra, que disponibilizamos ao visitante pode ler-se o agrado pela qualidade das exposições realizadas, pelo que estamos em crer, que vale a pena continuar!

    P: Existe algum trabalho que destaque nesta exposição?
    R: Não queremos realçar qualquer trabalho pela sua qualidade, nem indicar outro como sendo inferior, pois  seria injusto fazê-lo para os demais artistas que nos deram o prazer da sua presença, com entusiasmo. Estamos certos, que todos deram o seu melhor nas obras que elaboraram, para aqui estar presente.
    Da Escola António Arroio, saíram alguns dos melhores artistas portugueses, distinguidos internacionalmente, uns vivos outros que já nos deixaram. Nós esperamos com a nossa iniciativa, deixar uma marca de continuidade na Arte em Portugal.

    Poderá visitar esta exposição até ao próximo dia 10 de janeiro, nos dias úteis das 10h00 às 17h30 e fins de semana por marcação.

    Saiba mais em:
    Site: http://www.antonioarroio.edu.pt
    Email: exposicoes.antonioarroio@gmail.com