16 de abril, Dia Mundial da Voz

  • 201504161519x625A.jpg
  • Nascemos e anunciamos a nossa chegada ao mundo com um vigoroso e sonoro choro. Crescemos e comunicamos a cada momento, recorrendo, também, à voz. Revelamos sentimentos, influenciamos os outros, tomamos decisões ou fechamos negócios recorrendo a um instrumento tão precioso, que por vezes não sabemos cuidar. Partilhamos histórias, conversamos, realizamos pedidos. Imaginar que para que tal aconteça precisamos de voz, faz-nos pensar o quanto ela precisa ser bem cuidada.

    Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz que em 2015 esta comemoração está subordinada ao tema VOICE: The Original Social Media onde somos alertados para a forma como a voz nos torna exímios seres comunicativos.

    A comunicação é interativa e com cada interlocutor fazemos uma ligação.

    Devemos desenvolver as nossas habilidades comunicativas desenvolvendo-as no sentido da excelência. Não devemos fazemo-lo com vista a atingir padrões impostos pelos conceitos do que é ‘permitido’ ou ‘proibido’ na comunicação, mas como conceito de que excelência é explorar o melhor de cada um. Padrões impostos anulam a espontaneidade comunicativa, que, por sua vez, é uma das características mais nobres da comunicação.

    A comunicação, enquanto forma de expressão, é muito mais do que apenas dominar a voz, contudo, devemos cuidar dela, da voz, por ser parte tão nobre da comunicação.

    Comunicar eficazmente e com impacto positivo é uma necessidade. Conseguir uma imagem comunicativa credível e apelativa depende da capacidade de conciliar as componentes verbal, não-verbal, vocal e linguística. Estas reúnem as características responsáveis por influenciar, cativar e pela diferenciação num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.