Dia da Fundação Marquês de Pombal

  • 201408191416xBE68.jpg

  • Ontem à tarde no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, foi comemorado o Dia da Fundação Marquês de Pombal com música e uma conferência.

    A Fundação Marquês de Pombal assinalou ao final da tarde de ontem o seu 22º aniversário. Por volta das 17h00, no Palácio dos Aciprestes juntaram-se amigos e fundadores da instituição para as comemorações do dia 13 de maio: dia do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo e dia da Fundação Marquês de Pombal.

    Cinco alunos da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo abriram o encontro com um mini-concerto, seguindo-se a conferência sobre a figura de Marquês de Pombal.

    O Professor Fernando Casqueira, doutorado em Antropologia Social, mestre em Antropologia Cultural, licenciado em Ciências Sociais, Antropológicas e Etnológicas e diplomado em Administração Geral, começou por apresentar o seu filme sobre o terramoto de 1755 e a reconstrução de Lisboa. De seguida fez uma apresentação onde abordou vários temas sobre a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, como o seu lado reformista e iluminista, o terramoto e a emergência da nova cidade 'Pombalina' e até a sua ligação à maçonaria.

    No final houve ainda espaço para questões e debate.