Sustos às Sextas - 4ª Sessão

  • 201504101706xE045.jpg
  • A literatura de terror, especialmente na vertente do terror sobrenatural, tem origem no folclore de praticamente todos os povos do Mundo, desenvolvendo-se a partir do século XIX. Mais tarde o cinema apropriou-se também de muitos dos seus temas, enquanto o mundo do sobrenatural inspirava também poetas, pintores, desenhadores, autores de BD e muitos outros artistas que o procuraram traduzir nas suas obras.

    Um grupo organizador coordenado por João Castanheira e António Monteiro, em estreita colaboração com a Fundação Marquês de Pombal, preparou um programa de estudo, celebração e divulgação da temática do terror sobrenatural, sob a designação genérica “Sustos às Sextas”, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. As primeiras três sessões obtiveram assinalável êxito, tendo sido já considerado um dos eventos mais relevantes a nível nacional nesta temática. As próximas sessões, a decorrer em Abril e Maio, contarão entre outras actividades, com palestras, música, poesia, um animado quizz temático, para além da divulgação e leitura do conto de terror vencedor do concurso literário também promovido no âmbito do evento.

    Na sessão que decorrerá já a 17 de Abril, teremos uma aula aberta sobre o tema “À Mercê da Medicina: Farmacologia Canibal na Europa e em Portugal na Prática e na Cultura”, da autoria do escritor David Soares. Estará ainda presente o músico Charles Sangnoir, um dos mais emblemáticos intérpretes da Chanson Noir em Portugal e o vocalista da banda Inkilina Sazabra, o Pedro Nunes Sazabra, que irá declamar alguns poemas de terror.

    A sessão terminará em festa, uma vez que o David Soares celebra nesse mesmo dia o seu aniversário.

    Há por isso muitos e bons motivos para não faltar a uma noite alternativa, que promete muita diversão e alguns “sustos”.

    Inscrições através da página do Facebook do evento em https://www.facebook.com/events/369185049933802/