Voltar para todos os eventos

Dias da Rádio


  • Casa-Museu Igrejas Caeiro 8 Rua Alto do Lagoal Caxias, Lisboa, 2770 Portugal (mapa)

📻 Os Dias da Rádio na Casa Igrejas Caeiro – 2.ª edição

Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2025, a Fundação Marquês de Pombal celebra o Dia Mundial da Rádio com uma programação especial na Casa-Museu Igrejas Caeiro, em Caxias (Oeiras).

Três dias dedicados à história e memórias da rádio, com visitas guiadas, sessões de escuta, conversas e uma oficina para os mais novos. Entre os convidados, destacam-se Aurélio Carlos Moreira, o locutor mais antigo em atividade, e Luís Filipe Barros, Prémio Igrejas Caeiro 2025 da SPA.

📅 A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Não perca esta viagem ao universo radiofónico!

🔊 Acompanhe-nos nas redes sociais para mais novidades.

PROGRAMA:

13 fevereiro, quinta-feira

15h00 - No Estúdio de Igrejas Caeiro - Paula Cordeiro (ISCSP) convida Luís Filipe Barros

No Dia Mundial da Rádio, o Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM grava o primeiro episódio do seu podcast no estúdio privado de Igrejas Caeiro, com público ao vivo. O convidado é o radialista Luís Filipe Barros, recentemente anunciado como o galardoado do Prémio Igrejas Caeiro 2025 da Sociedade Portuguesa de Autores.

17h00 - Visita guiada

Preparada e conduzida pela investigadora Cláudia Henriques

14 fevereiro, sexta-feira

16h00 - Recriação do programa radiofónico Perfil dum Artista - Rui Santos (Antena 1) entrevista Aurélio Carlos Moreira

Entre 1954 e 1960, Igrejas Caeiro entrevistou para o Rádio Clube Português centenas de personalidades das artes e da cultura. Para esta recriação recebemos Aurélio Carlos Moreira, o mais antigo locutor de rádio no ativo.

18h00 - Visita guiada com sessão de escuta

Preparada e conduzida pela investigadora Cláudia Henriques. A visita inclui uma sessão de escuta e conversa em torno de um episódio do programa radiofónico Perfil dum Artista, emitido no RCP, entre 1954 e 1960.

15 fevereiro, sábado

10h30 - De Antenas no Ar… na Casa Igrejas Caeiro - Oficina com Sandy Gageiro

As palavras e os sons habitam o nosso quotidiano. E as histórias também. Nesta oficina, dirigida a crianças entre os 7 e os 12 anos, o objetivo é conhecer a figura de Igrejas Caeiro e também as histórias que a sua casa guarda. Com recurso ao gravador e ao microfone, os participantes vão fazer perguntas, recolher respostas e criar uma narrativa. Participação com inscrição obrigatória para: comunicacao@fmarquesdepombal.pt

15h30 - Visita guiada

Preparada e conduzida pela investigadora Cláudia Henriques

17h00 - Igrejas Caeiro: arquivo de si, arquivo de nós

O arquivo pessoal de Igrejas Caeiro é o mote de uma conversa com Cláudia Henriques (consultora de gestão documental/investigadora CECS), Mário Sá (Município de Oeiras) e representante da Fundação Marquês de Pombal

Anterior
Anterior
8 de fevereiro

Exposição "Camões, Misterioso Há 500 Anos"

Próximo
Próximo
27 de fevereiro

Exposição "Rostos em Viagem"