Exposição “COM MÁSCARAS. SEM MÁSCARAS. PELO CAMINHO” | 6 a 23 de Junho, às 18h00 | Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha
O projecto artístico e curatorial “COM MÁSCARAS. SEM MÁSCARAS. PELO CAMINHO” que a Pintora Adelaide Oliveira (Moçambique, 1954), residente em Linda-a-Velha desde 1981, apresenta nas galerias do Palácio dos Aciprestes, sede da Fundação Marquês do Pombal revela o seu sentir pelo caminho da vida, exortando o percurso que a delicadeza e inocência de uma infância passada em Moçambique percorre entre labirintos de sonhos e de máscaras, fazendo o caminho, sempre de aprendiz, até que o crepúsculo se anuncia.
Pintora de almas e poeta, transpõe nas telas um sentimento profundo de memórias que estão para lá do tempo. A vida, desde o primeiro grito até às conversas de sábios, desenrola-se numa narrativa de cor que se sobrepõe à descrição, não completamente mimética, dos seus quadros.
O Pintor francês Pós-Impressionista Paul Gauguin (1848 – 1903) tem um papel impressivo e muito importante nas pinturas apresentadas, adivinhando-se as origens africanas da Pintora, quer pela intensidade das cores, quer pela representação que apresenta na homenagem à mulher como divindade e como mãe.
A obra pictórica percorre também o género do Retrato, e, num registo original de desenhos sobre porcelana, apresenta pela primeira vez uma colecção designada “Baile de Máscaras” que caricatura com humor os balanços da vida quer na sua relação com os amores difíceis, quer com o prazer da partilha de momentos com os amigos.
A exposição estará aberta gratuitamente ao público até ao dia 23 de junho, das 10h00 às 17h00, nos dias úteis, sendo necessária a marcação prévia para garantir a visita. Para mais informações e agendamentos, poderá contactar através do número 214 158 160.