Exposição “UBUNTU” pela artista Eduarda Andrino | 04 a 24 de abril de 2024 | Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha
Eduarda Andrino nasceu em Moçambique e chegou a Portugal com apenas três anos na companhia dos seu pais e irmãs.
Refugiada de uma guerra, trouxe no seu subconsciente o fascínio pela liberdade, pela imensidão da savana, pelo calor humano, pelas cores quentes de África que conheceu e a busca incessante de um “Eu” porque cedo foi obrigada a passar fronteiras e a começar de novo numa terra estranha.
Filha de pai músico, avó cantora lírica, uma irmã atriz e outra pianista, não seria de estranhar que, para além do sangue de artista que lhe corre nas veias, o meio em que foi criada tenha sido propício ao desenvolvimento das suas capacidades artísticas muito particulares que são reveladas em cada obra.
A sua primeira exposição aconteceu em 2005 e é já reconhecida numa panóplia de atividades artísticas que se estendem desde a Moda, à Fotografia, Escrita e à Pintura sobre tela com as mais diversas técnicas.
Nesta sua exposição intitulada UBUNTU, apresenta o amor maior a sua terra " Africa" onde partilha com o público a perspetiva, a visão e a interpretação do seu olhar através da cor e das formas criadas sem rigor, mas com uma harmonia particular, levando à exaustão os contrastes ousados entre as cores e a sua projeção na essência de si.
Cada obra reflete fragmentos de um mundo colorido, natural ou onírico que retratam na integra a personalidade da artista.
Em qualquer dos casos, causa impacto e emoção no observador, levando o mesmo a interpretar cada obra como uma visão isolada perante cada obra.
Dia 4.4.2024 a artista apresenta o seu mais recente trabalho intitulado UBUNTU expressão africana que significa a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à do “amor ao próximo”, que expressa exatamente o propósito de vida da artista e que nesta exposição é transmitida nas suas obras.
A inauguração da exposição está marcada para o dia 4 de abril, às 18h00, no Palácio dos Aciprestes.
A exposição estará aberta gratuitamente ao público até ao dia 24 de abril, das 10h00 às 17h00, nos dias úteis, sendo necessária a marcação prévia para garantir a visita. Para mais informações e agendamentos, poderá contactar através do número 214 158 160.