Apresentação da Casa-Museu Igrejas Caeiro

No dia 7 de Junho, a encerrar o programa oficial do Dia do Município, a Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação Marquês de Pombal  apresentaram a Casa-Museu Igrejas Caeiro, no Alto do Lagoal, em Caxias.

Recorde-se que esta moradia dos anos 50 foi projetada pelo arquiteto Keil do Amaral para servir de residência a Francisco Igrejas Caeiro, uma figura incontornável da cultura do Século XX português.

O imóvel foi deixado em legado por Igrejas Caeiro à Fundação Marquês de Pombal, instituição da qual fez parte durante vários anos.

Coube á Fundação Marquês de Pombal a sua gestão e requalificação, tendo respeitado integralmente o estilo do movimento moderno, tão característico da época e apreciado no movimento intelectual português. O espaço contou com uma profunda intervenção de reabilitação, restauro do mobiliário, bem como de requalificação dos espaços exteriores, esta última, da responsabilidade do Município de Oeiras. Com o apoio do município iniciou-se também o processo de catalogação de todo o espólio, nomeadamente a sua biblioteca pessoal, encontrando-se este já numa fase avançada.

 
Anterior
Anterior

Encontro de Conselheiros do grupo Politics da Revista Líder - 28.10.2022

Próximo
Próximo

Aniversário dos 30 Anos da Fundação Marquês de Pombal